Vagas vivas 

em Curitiba

Vagas Vivas são mini praças que possuem o objetivo de convivência, lazer e apropriação de espaço.  Lançados no ano de 2015 em  São Francisco – EUA, seus primeiros projetos de implantação em Curitiba surgiram no ano de 2007 onde Cicloativistas organizaram a primeira “Vaga Viva” de forma natural em uma vaga de estacionamento em frente ao Edifício Asa, no centro da cidade, entretanto a ideia ficou adormecida durante alguns anos, sendo retomada  em novembro de 2015 onde ocorreu a primeira instalação do Mobiliário Parklet  na rua Riachuelo. Sendo o projeto de alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica do Paraná (UTPR). 

Por que ter uma Vaga viva?

Muito mais do que uma ocupação de vagas de carros os Parklets são extensões públicas de calçadas. Além de desenvolver uma interação entre consumidor e a cidade através de relações interpessoais os módulos chamam a atenção de pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pela região trazendo vitalidade e melhoria de qualidade de vida do seu entorno, estimulando a permanência e o consumo. Seu relacionamento com o comércio local é estritamente direto, e os benefícios são inquestionáveis para ambas as partes, de tal forma suas funcionalidades são múltiplas podendo incentivar outros meios de transporte como bicicletas e patinetes elétricos, conexões de rede como wifi e entradas USB para carregadores, aproximação da natureza por meio de seu projeto paisagista, palcos culturais para eventos de estabelecimentos como bares e restaurantes, espaço de qualidade para filas, área de qualidade para fumantes além de gerar maior visibilidade e desenvolvimento ao estabelecimento que implanta o investimento. 

Benefícios da Vaga Viva para o seu estabelecimento

Além de agrega valor ao empreendimento em que será instalado, as vagas vivas doam mais uma área verde em meio à cidade grande, incentivam as pessoas da região a saírem de casa sem seus automóveis, sua funcionalidade não é descartada quando se trata de trabalhadores locais que buscam por um espaço de convívio e descanso em seu horário de break, consecutivamente aumentando a porcentagem de vendas em até 14% e se tornando ponto de referência entre seus frequentadores. 

Onde podem ser instaladas?

O Manual para instalação de Parklet estabelece critérios para a localização de vagas Vivas em Curitiba. A instalação não poderá ocupar espaço superior a 2,20m de largura, contados a partir do alinhamento das guias, por 10m de comprimento em vagas paralelas ao alinhamento da calçada, ou de 4,40m largura por 5m de comprimento em vagas perpendiculares ou a 45º do alinhamento [Art. 5º do decreto n° 55.045/14].   Em Curitiba o recomendável é que sejam instaladas preferencialmente em esquinas, desde que obedeçam distância mínima de dez metros do final da quadra, e ter no máximo dois metros de largura por dez de comprimento. Vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência ou de carga e descarga não podem ser utilizadas.

Legislação de Curitiba para Vaga Viva

De acordo com o Decreto Nº 575  Art.15 que dispõe sobre a instalação e manutenção de mobiliários urbanos denominado de vaga viva no Município de Curitiba  as vagas só podem ser instaladas em ruas com velocidade máxima de 40 km/h, pavimentadas com asfalto, concreto ou paralelepípedo, devem deixar livres ciclovias, guias rebaixadas e bocas de lobo também é obrigatório e importante afixar uma placa informando que aquele espaço é público.

Quanto custa uma vaga viva?

Após analisar todos os benefícios que resultam de uma vaga viva não é difícil concluir que os Parklets são sinônimos de tecnologia e inovação de investimento para empreendimentos prestadores de serviço local.  

A vaga viva pode custar de R$20.000 a R$40.000

Essa é a média do investimento total de uma Vaga Viva, considerando: estudo de viabilidade, projeto detalhado, processo com a prefeitura, melhores materiais, fabricação e instalação.

Vale ressaltar que o investimento ajuda a aumentar em até as vendas dos estabelecimentos que solicitam a instalação da vaga viva, devido ao maior fluxo de pessoas que por ali passam, tanto clientes como moradores da região. Isso ajuda a qualificar o uso do solo e proporcionar mais espaços público de qualidade e respiros verdes para as pessoas, contribuindo com a paisagem urbana.

Como instalar uma Vaga Viva

em Curitiba?

Caso você tenha percebido o quão vantajoso é o investimento de um  Parklet e deseja adquirir um, o NeoParklet é uma empresa especializada em Projetos de  Vagas Vivas e mobiliários Urbanos , além de realizar ótimos projetos que atendem a demanda específica de cada cliente, também acompanha de perto a aprovação na prefeitura, reunindo os melhores fornecedores para fabricação dos materiais que iriam compor o módulo, priorizando e agilizando a instalação do mesmo com  limpeza e organização além de oferecer manutenção conforme a necessidade do cliente. 

Parklets Modelos 

Inovação para pessoas, cidades e estabelecimentos. 

  • Deck de madeira pinus autoclavado
  • Guarda-corpo em tela metálica preta e corrimão de pinus autoclavado
  • 01 Lixeira metálica móvel
  • 02 floreiras com paisagismo
  • Deck de madeira pinus autoclavado
  • Mobiliário fixo em estrutura metálica preta e madeira pinus autoclavado (01 banco)
  • Guarda-corpo com trama metálica e corrimão em pinus
  • 01 Lixeira fixa em madeira pinus autoclavado
  • 01 floreira fixa em madeira pinus autoclavado, com paisagismo
  • Deck de madeira pinus autoclavado
  • Mobiliário fixo em estrutura metálica preta e madeira pinus autoclavado (03 bancos + 01 bancada)
  • Guarda-corpo com trama metálica e corrimão em pinus
  • 01 Lixeira metálica móvel
  • 02 floreiras fixas em madeira pinus autoclavado, com paisagismo

Quer instalar sua Vaga Viva? 

Converse com um especialista do NeoParklet. 

(11) 9 5061-1100